domingo, 29 de agosto de 2010

O petróleo NÃO é nosso



Como ficou a questão da capitalização da Petrobrás?
O Governo tem 51% da companhia. Os outros 49% são de investidores, estão em ações negociadas nas bolsas de valores, no Brasil e no mundo.
A companhia descobriu petróleo nas profundezas do... inferno! Para retirar este petróleo de lá projetou o preço entre 5 e 6 dólares. Uma auditoria internacional foi contratada para fazer a avaliação. O número pulou para entre 10 e 12 dólares. O que isto significa?
De 5 a 6 dólares a Petrobrás precisaria se capitalizar em 150 bilhões de dólares. Já com o preço de 10 a 12 dólares o valor da capitalização sobe para aproximadamente 300 bilhões de dólares.
Como o governo detém 51% da companhia terá que injetar 150 bilhões de dólares na Petrobrás para não perder a posição acionária. É mais fácil falar em se oficializar no Brasil a seita de Satanás do que deixar a Petrobrás nas mãos da iniciativa privada!
Sabem o que significa 150 bilhões de dólares do dinheiro de nós contribuintes brasileiros? O trem bala SP-RJ foi orçado pelo governo em 20 bilhões. Daria para por trem bala por este país a fora! Daria para investir em educação, saúde, estradas, ferrovias, aeroportos, etc, etc, etc...
Você está feliz vendo seu dinheiro indo para a Petrobrás? Feliz vendo a plataforma P-36 sob risco de sofrer um acidente grave por falta de manutenção? Feliz com o loteamento de cargos e as nomeações de políticos (e não técnicos) para ocupar postos na Petrobrás?
Há, vocês ainda podem dizer: o petróleo é estratégico!
Quem mais consome petróleo no mundo? Estados Unidos. Quantas estatais de petróleo os Estados Unidos tem? Zero.
Os investidores tem conhecimento destes fatos e é por isso que as ações já cairam neste ano 29%.

2 comentários:

  1. Definitivamente, é uma das questões - Ate hoje ja apresentada por você - que mais me causou impacto. Um lado nacionalista doente não proveitoso que só nos atrapalha.
    Otima abordagem, muito polemica tambem.

    ResponderExcluir
  2. vergonha de dizer que temos uma das maiores fontes de petroleo do mundo e temos a gasolina mais cara do mundo também,depois da aula de semana passada pode ver um pouco da safadeza.Dessa Petrobras que insiste ein falar "Orgulho de ser Brasileira" eu tennho e vergonha.

    wellington Gonçalves
    engenharia de Produção (puv Barreiro)

    ResponderExcluir