quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que é conhecimento?

Ontem em um auditório questionei alunos de graduação sobre o que eles foram buscar na universidade. Conhecimento? Não.
Foram a maioria, ou se não todos, em busca de alavancagem na carreira profissional e uma melhoria no padrão e qualidade de vida. Esta é a realidade.
Então expliquei o que era conhecimento. Conhecimento é a mola propulsora deste mundo! Ora, sem estar em cima desta mola como ser projetado? Como realizar sonhos? Inconscientemente todos estavam ali em busca do conhecimento, mesmo que não se realizassem para isto!
O encontro era para explicar a importância do Trabalho Interdisciplinar (TI). Bem, o TI é uma poderosa ferramenta que vai fazer o link entre as expectativas dos alunos e a possibilidade de subirem na mola propulsora.
É complexo, é trabalhoso? Sim. Porém vai depender do tanto que estiverem conectados as ferramentas geradoras de conhecimento e do esforço pessoal o tamanho do pulo que cada um vai conseguir dar.

2 comentários:

  1. Mauício de souza disse " ler é mais importante que estudar" quando ouvi isso da primeira vez tive dificuldade de entender
    ( talvez pela pouca idade, e menor ainda experiência ) hoje vejo o quanto isso é real , Estudar nos traz diplomas que podem até alavancar nossas carreiras, mas só o conhecimento ( e isso se tem com muita leitura , pesquisa, debates, desde o jornalzinho do bairro à Folha de são Paulo) é capaz de nos manter onde os estudos nos projetou.

    ResponderExcluir
  2. Sabia o quanto a leitura é importante. Mas desta forma nunca havia pensado antes. Valeu

    ResponderExcluir