sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Criação de empregos no Brasil

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, nos primeiros oito meses de 2004 de cada 100 empregos criados no País, 31 foram na indústria de transformação e 26 no setor de serviços.
Agora em 2010, no mesmo período, a indústria respondeu por apenas 26% das vagas; já o setor de serviços, por 35% do total. Segundo economistas, as principais razões da perda proporcional na indústria, que cresceu 11% em termos absolutos, relacionam-se ao câmbio, fator que afeta sua competitividade e os ganhos de produtividade. No setor de serviços houve o impacto da maior formalização do emprego em razão do crescimento econômico. Entretanto, há uma questão importante no que diz respeito ao tipo de emprego criado: no Brasil quase dois terços das vagas em serviços vieram das áreas de alojamento, alimentação, manutenção e administração de imóveis; já na Índia, por exemplo, há o peso da criação de tecnologia nos serviços. E o segmento imobiliário gerou outra importante mudança na composição do emprego no Brasil – a construção civil pulou de 6% para 16% do total das vagas em razão das políticas públicas para habitação.

Um comentário:

  1. é visivel esse aument de emprego no setor de serviços, a questão é a qualidade destes empregos, observo uma grande quantidade de emprego que vem crescendo cada vez mais rapido, que a qualidade do emprego e do serviço prestado não tem conseguido acompanhar. e vc o que pensa sobre isso?

    ResponderExcluir